quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A importância da Educação Infantil

É importante que tenhamos em mente que educação e infância são fatores essenciais no desenvolvimento da cidadania e nos estudos acadêmicos. 

De açor com Jean-Jacques Rousseau, é preciso compreender que se faz necessário pensar seriamente no significado da infância que começa com o nascimento da criança que, por sua vez, deve ser também educada a partir daí, ou seja, a educação deverá começar a partir do memento em que a criança vem ao mundo.

Assim deve ser por se tratar da necessidade de formamos o homem, antes que este possa se inserir na sociedade como cidadão.

Para se realizar um trabalho eficiente e capacitado à criança, uma boa estrutura é essencial. Isso inclui ter material suficiente para que todos consigam compartilhar e um bom espaço de criação.





Uma área ao ar livre, mesmo que com poucas árvores, vira uma grande floresta. Uma sala bem cuidada, rica em cores e com variedade de brinquedos e estímulos igualmente possibilita momentos criativos, prazerosos e produtivos.

Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.

A relação educação / infância deve ser um processo cultural, na qual a educação, por métodos, didáticas e técnicas eficazes faça com que a criança desenvolva relações intermitentes entre respeito mútuo, justiça, solidariedade, igualdade, assim como liderança e outros fatores predominantes na sociedade.


Fonte: http://www.webartigos.com/ (Acesso em 29/10/09 as 19h)




















Alexandre Vieira: Especialista pela Escola Paulista de Medicina em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo.Professor da UNIBAN- Universidade Bandeirante de São Paulo nas disciplinas: Educação Física e Esporte Adaptado ( def. visual, auditiva, motora, física e mental), Atividade Física para a Saúde ( diabetes, aids, câncer, gravidez, distúrbios respiratórios, distúrbios musculares) e Filosofia, Sociologia e História da Educação e Ed. Física

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